sábado, 6 de outubro de 2007

Preconceito Saudável


A Pré concepção das coisas ajuda a solidificar a nossa personalidade?
Petrificar, talvez sim. Por que não? Não se pode deixar ficar dúvidas sobre seus gostos, costumes e tradições. Eu sou do tipo de pessoa preconceituosa, não no sentido preconceituoso da palavra. O preconceito muitas vezes é uma forma de defesa contra si próprio, mesmo não constituindo a ofensa a uma segunda pessoa como uma má pré concepção pela diferença. Estarei eu sendo clara? Toda minoria alvo de discriminação sofre pela ofensa e não pela pré-concepção que as pessoas fazem delas desde que sejam guardadas para si e não estratificada. Mas é impossível, como disse acima, não ter cristais de gelo em seu sangue que não sejam capazes de deixar jorrar um pequeno filete de preconceito. Pedras criadas para proteger seus gostos, costumes e tradições.
E não me sinto envergonhada por isso. Há em todo mundo esse gesto de defesa contra o que vem de fora. E seu grupo de amigos é formado por pessoas que têm os mesmos preconceitos que você: Que não ouvem esse ou aquele tipo de música, que detestam determinada atitude, que reclama do preconceito de forma geral e são veementemente contra tal absurdo, e que estão certos, como você e eu, em o ser, mas são como os preconceituosos, de alguma forma. Que não vestem roupa de marca, ou roupa sem marca, ou roupa preta, ou roupa vulgar, ou roupa fechada. São preconceitos necessários para o nosso auto-conhecimento.
Devo dizer que eu guardo em mim alguns preconceitos aparentemente imutáveis. Alguns bons, outros ruins, eu até gostaria de retirar de mim coágulos destes. O fato de ser anti-social, crítica ou simpática em excesso são atitudes formadas através de determinados preconceitos.
O importante é não se deixar ser convencional. Se você quer discriminar, discrimine que não tem motivo aos olhos dos hipócritas para serem discriminados - Políticos corruptos, escritores imbecis, personalidades vulgares - e o faça com a consciência tranqüila de que você estará SIM sendo preconceituoso e não menos justo por isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Preconceito, preconceito, preconceito...Vivo com ele e não tenho como fugir dele...ele eh tatuado em todo o meu corpo...mas tb sou cheio dele...nem tão cheio..mas o tenho....

Franklin Marques disse...

podemos deixar de ser etnocentristas, mas etnocêntricos, NUNCA!
Ou seja, a gente não tem como olhar para o próximo livre de nossa cultura (pré-conceitos), mas não devemos fazer disso uma regra para todos seguirem.