quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A Cor essa cidade


As paredes tinham um aspecto amorfo, já não ouviam tambores que abalassem suas estruturas barrocas. Os vendedores ambulantes, transeuntes, os vagabundos e as putas pareciam imersos no tédio, submersos em pensamentos vazios, não havia preocupação e fazia um mormaço de dar sono a uma coruja. Os gatos de rua pareciam não se importar com marasmo, era de praxe e prazer viver assim para eles. Os cachorros faziam o mesmo que os homens, apenas andavam em busca do que fazer. Os cabelos tinham pentes fincados e as mãos possuíam uma espécie de xícara improvisada com um pouco de café preto.

As pessoas não sorriam umas para as outras. Não havia motivo, não havia interesse. E nem se houvesse, sorririam. No comércio, a lei da propaganda da imagem tanto fazia existir ou não. Clientes e não-clientes eram tratados com o mesmo descaso. Se quisesse comprar que comprasse, se rebolasse adeus! Se pedisse desconto, saía xingado do recinto.

Alguns dormiam pelas calçadas, uns poucos espantavam pombas. Já não lhes dão grãos como nas cenas românticas de praças que víamos antigamente. E outros pareciam maravilhados com o ritmo daquela gente. Eram sem dúvida diferentes, pelo menos no aspecto. Não tinham cabelos muito duros. Mas não eram na maneira de pensar. Essa gente se identificava, fingia sonhar com aquela vida para si, mas se contentava em dar esmola a seus semelhantes tão distantes.

O colorido - verde, vermelho e amarelo - era desbotado, mas persistia. Um colorido sépia, contrastado pelo azul do céu. Na igreja principal, mendigos, como nos tempos de Cristo. Os fiéis atraem urubus, o que será que tem na cabeça dos fiéis?

Ouviu-se um tiro. Pombas voaram espantadas. Aquela praça de repente congelou. Estáticos, os homens e mulheres olharam-se assustados. Depois voltaram às suas rotinas, após uma pequena correria de policiais da área.

Era como se não valesse a pena, por uma vida, perturbar o tão conhecido ritmo e a cor daquela cidade.

2 comentários:

Unknown disse...

O que é isso? SP slow-motion?

Franklin Marques disse...

Hard!
Gostei da imagens e do estilo.