sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Protesto contra a MTV



O que eles pensam que são para ser a única opção para jovens do canal aberto? Minha idade não comporta certos conservadorismos, mas as coisas estão insuportavelmente fúteis e banais, manjadas e sem graça.

Um bando de mulher magra, algumas com bocas gigantescas fazendo jus ao nome do próprio programa que apresenta, parecendo um sapinho, ditando moda entre as mocinhas, fazendo-as vomitar o que comem para serem modelos, fazendo-as vestir coisinhas coloridas para se inserirem em determinado grupo com determinada denominação também ditada por essa emissora.

Que negócio chato isso de “emo”, de gritinhos eufóricos de saudação, bandinhas “pura-imagem” bombando na internet, gente “cult” cheia de verdades, gente sem a mínima graça fazendo zombaria de quem quer que seja. O pior são aquelas vinhetas sem pé nem cabeça, acho que pensam que isso é arte gráfica. Pensam que é algo conceitual. Propagandas de faculdades particulares cheias de atrativos e gente bonitinha nos laboratórios. Não, não dá mais.

E eu que pensei que novelas com finais previsíveis fosse o cúmulo. Mas não há nada mais previsível do que a MTV, que chega ao ponto de fazer um remake dos antigos “namoro na TV” com uma roupagem mais safadinha. Às vezes se tem a impressão de que o que é bom faz efeito, repercute, vira febre, mas os efeitos da política de Bush, por exemplo, estão alastradas mundo afora e não têm nada de positivo. Assim é com a televisão. É o que ocorre com os modismos determinados pela MTV.

Quando decidiram colocar um programa bonzinho para debates, trocaram o apresentador por um ser quase sem cérebro de tanto álcool e droga para ser mediador de opiniões sobre temas de abordagem social. Uau, quanto conteúdo. Que gente esperta. Como se não bastasse repetição das vinhetas, haja repetição de videoclipes. Opa! Chegamos à dita essência da emissora: videoclipes! Tsc tsc tsc... Tenta ter uma banda e colocar o seu videoclipe lá. Faz essa tentativa sem conhecer algum paulistano cool de lá de dentro. Não vai não, benzinho, não vai. E não adianta ser audiência para aquele site confuso e tentar uma ponta num desses programas que a “VJ” fica conversando bobagem e brincando na Internet no ar que dali não sai.

Bom, da televisão brasileira não se espera muita coisa, o mesmo se diz da nossa juventude extraviada, não pelas drogas, não pelo álcool, não pelo cigarro, isso é velho e é atual, isso é problema individual. Mas pela falta de criticidade e coesão. E eu já cansei de tentar achar um sentido para a união dos seus poderes, terra, fogo, água e coração (capitão planeta já previa o efeito estufa). A diversidade é um fator determinante para a discriminação propagada por essas emissoras de ditadores da imbecilidade. São ditadores até pra mandar ler um livro, com aquela tela preta idiota. E o pior é que tem gente que só lê porque a MTV mandou.

6 comentários:

Lídia Dourado disse...

comenta ai carai!

Anônimo disse...

A MTV só tem uma divulgação maior do que o seu blog (bem maior digamos), mas a idéia veio de uma pessoa tipo você, inconformada com mesmice das emissoras da época, já pensou nisso? Então poderia-se afirmar que a idéia da divulgação é sobrepor a sua opinião sobre os demais. O que a MTV faz é o que você está fazendo nesse blog, com a diferença que existe uma repercussão maior. Falar sobre "influencias" não é tão simples quanto se parece, eu penso, faço críticas, mas assisto programas lixos tmb, e juro que não me faz mal. Seus textos me soaram como rebeldia, anarquia mesmo, faz a crítica mas não tem nada melhor a oferecer... : )

Lídia Dourado disse...

é verdade, só uma pia e um bidê.

Franklin Marques disse...

Lídia, tá genial. MTV ferramenta de controle e poder!
U-HUuuuu!

Unknown disse...

Interessante a critica. A MTV tem uma proposta, pelo menos aparente, de ser 'alternativo' dentro das mesmices.
A priore, o é, mas até que ponto? Será que um canal ralmente alternativo se sustenta dentro de uma midia tão alienante, cheia de vicios e marcantil como a TV? Entao a culpa é da MTV ou da estrutura?

Marcos Sá disse...

gente .. a televisao ja foi o maior centro de cultura. Nao adianta mais brigar com elas .. a maioria dos jovens hoje nao ve mais televisao .. estao na rua, gastando o seu tempo fora de casa, que é onde se sentem independentes, que é onde podem usar as suas máscaras sem que suas maes vejam.. hoje a televisao é a salvaçao para o mundo de velhos que nao podem mais trabalhar e tem medo de morrer antes de terminar o livro que começaram...

nao devemos criticar a televisao, assim, só estaremos dando mais ibope, deixa de lado, finge que nao ve.. finge que nao assiste .. e entao pronto, quem sabe eles se tocam.. e se nao se tocarem.. vamos esperar pela mais nova invençao americana .. ja estamos no computador portátil com antena internacional de canais..
quem sabe nao inventam algo mais legal .. daí ... quando inventarem .. temos que esperar que chegue aos nossos pés, pq nao poderemos comprar de comeco..
mas um vizinho, do pai, do tio de um amigo seu vai ter.. e um dia .. voce pode ser convidado pra ir ver essa nova invencao..

enquanto isso.. deixa os velhinhos se divertirem um pouco mais..

:D